ÍNDICE DE CONTEÚDOS: 

1. DISPOSIÇÕES GERAIS 

2. SERVIÇOS ELECTRÓNICOS NA LOJA ONLINE 

3. CONDIÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DE UM CONTRATO DE VENDA 

4. MODALIDADES E PRAZOS DE PAGAMENTO 

5. CUSTO, MEIOS E PRAZO DE ENTREGA DO PRODUTO 

6. PROCEDIMENTO DE TRATAMENTO DE QUEIXAS 

7. OS MÉTODOS EXTRAJUDICIAIS DE RESOLUÇÃO DE LITÍGIOS E DE INSTRUÇÃO DE QUEIXAS E AS REGRAS DE ACESSO A ESSES PROCEDIMENTOS 

8. DIREITO DE RETRACTAÇÃO DO CONTRATO 

9. DISPOSIÇÕES RELATIVAS AOS EMPRESÁRIOS 

10. ANÁLISES DE PRODUTOS 

11. DISPOSIÇÕES FINAIS 

12. MODELO DE FORMULÁRIO DE RESCISÃO

O presente regulamento da loja online foi elaborado pelos advogados do Prokonsumencki.pl. A loja em linha www.easyklima.com trata dos direitos do consumidor. O consumidor não pode renunciar aos direitos que lhe são conferidos pela Lei dos Direitos do Consumidor. As disposições dos contratos menos favoráveis para o consumidor do que as disposições da lei sobre os direitos do consumidor são inválidas e, em seu lugar, aplicam-se as disposições da lei sobre os direitos do consumidor. Por conseguinte, as disposições do presente regulamento não têm por objectivo excluir ou limitar os direitos dos consumidores que lhes são conferidos por força de disposições imperativas da lei, devendo ser esclarecidas a favor do consumidor quaisquer eventuais dúvidas. Em caso de não conformidade das disposições do presente regulamento com as disposições acima referidas, é dada prioridade a estas últimas, que devem ser aplicadas.

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. A Loja Online disponível em www.easyklima.com é gerida pela Perfect Sale Spółka z.o.o. (sociedade de responsabilidade limitada) com sede em Varsóvia, Polónia (endereço do escritório e endereço de correspondência: ul. Solec, nr 18, lok. B21, 00-410, Varsóvia, Polónia); capital social: 5 000,00 PLN; número de identificação fiscal. NIP: 7011112775, OSS: PL7011112775 Registo Nacional de Economia n.º REGON 523563988; endereço de correio electrónico: [email protected] e número de telefone: +48730700097. 

1.2. O presente regulamento dirige-se tanto aos consumidores como aos empresários que utilizam a loja virtual, salvo disposição em contrário numa secção. 

1.3. O responsável pelo tratamento dos dados pessoais tratados na Loja Online no âmbito da aplicação das disposições do presente regulamento é o Vendedor. Os dados pessoais são processados para fins dentro do período e com base nos fundamentos e princípios estabelecidos na política de privacidade publicada no website da Loja Online. A política de privacidade contém, em primeiro lugar, as regras para o tratamento de dados pessoais pelo Responsável pelo tratamento na Loja Online, incluindo os fundamentos, as finalidades e o período de tratamento dos dados pessoais e os direitos das pessoas a quem os dados dizem respeito, bem como as informações sobre a utilização de ficheiros cookie e ferramentas analíticas na Loja Online. A utilização da Loja Online, incluindo a realização de compras, é voluntária. Do mesmo modo, a disponibilização de dados pessoais pelo Utilizador do Serviço ou pelo Cliente que utiliza a Loja Online é voluntária, sob reserva das excepções indicadas na política de privacidade (celebração do contrato e deveres legais do Vendedor). 

1.4. Definições: 

1.4.1. BLOG – Serviço electrónico, um blogue online disponível no Website e mantido pelo Fornecedor de Serviços sob o nome: “EasyKlima Academy” para todos os visitantes do Website. 

1.4.2. DIA ÚTIL – um dia de segunda a sexta-feira, excepto feriados. 

1.4.3. EASYKLIMAPORTFINDER – Serviço electrónico, um directório electrónico/motor de busca para o porto de baixa e alta pressão de um automóvel de passageiros para o ajudar a reabastecer o refrigerante por si próprio. 

1.4.4. FORMULÁRIO DE REGISTO – o formulário disponível na Loja Online que permite criar uma Conta. 

1.4.5. FORMULÁRIO DE ENCOMENDA – Serviço electrónico, um formulário interactivo disponível na Loja Online que lhe permite efectuar uma Encomenda, nomeadamente adicionando Produtos ao cesto electrónico e definindo as condições do Contrato de Venda, incluindo o modo de entrega e o pagamento. 

1.4.6. CLIENTE – (1) uma pessoa singular com capacidade jurídica plena e, nos casos previstos pelos regulamentos geralmente aplicáveis, também uma pessoa singular com capacidade jurídica limitada; (2) uma pessoa colectiva; ou (3) uma unidade organizacional sem personalidade jurídica para a qual a lei concede capacidade jurídica; – que tenha celebrado ou pretenda celebrar um Contrato de Venda com o Vendedor. 

1.4.7. CÓDIGO CIVIL – Lei do Código Civil de 23 de Abril de 1964 (Dz.U. 1964 nr 16, poz. 93- com alterações). 

1.4.8. CONTA – Serviço Electrónico, um conjunto de recursos no sistema informático do Prestador de Serviços marcado com um nome individual (login) e uma palavra-passe fornecidos pelo Utilizador do Serviço, no qual são recolhidos os dados fornecidos pelo Utilizador do Serviço e as informações sobre as Encomendas efectuadas na Loja Online. 

1.4.9. NEWSLETTER – Serviço Electrónico, serviço de distribuição electrónica prestado pelo Prestador de Serviços através de correio electrónico, que permite a todos os Utilizadores do Serviço que o utilizem receber automaticamente do Prestador de Serviços conteúdos cíclicos de edições subsequentes da newsletter contendo as informações sobre os Produtos, novas edições e promoções na Loja Online. 

1.4.10. PRODUTO – um bem móvel disponível na Loja Online que é objecto do Contrato de Venda entre o Cliente e o Vendedor. 

1.4.11. REGULAMENTO – o presente regulamento da loja virtual. 

1.4.12. LOJA ONLINE – loja online do Fornecedor de Serviços disponível no endereço Internet: www.EASYKLIMA.COM 

1.4.13. VENDEDOR; PRESTADOR DE SERVIÇOS – Perfect Sale Spółka z.o.o. ul. Solec, nr 18, lok. B21, Warszawa, 00-410, poczta: Warszawa POLSKA, NIP: 7011112775; OSS Perfect: PL7011112775, capital social: 5000zł ; endereço electrónico: [email protected], número de telefone: +48730700097.

1.4.14. CONTRATO DE VENDA- o contrato de venda do Produto que está a ser celebrado ou foi celebrado entre o Cliente e o Vendedor através da Loja Online. 

1.4.15. SERVIÇO ELECTRÓNICO – o serviço prestado electronicamente pelo Prestador de Serviços ao Utilizador do Serviço através da Loja Online. 

1.4.16. UTILIZADOR DO SERVIÇO – (1) uma pessoa singular com plena capacidade jurídica e, nos casos previstos na regulamentação geral aplicável, também uma pessoa singular com capacidade jurídica limitada; (2) uma pessoa colectiva; ou (3) uma unidade organizacional sem personalidade jurídica, à qual a lei confere capacidade jurídica; – que utiliza ou pretende utilizar o Serviço Electrónico. 

1.4.17. LEI DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR – Lei de 30 de Maio de 2014 sobre os direitos do consumidor (Dz.U. 2014 poz. 827 com alterações) 

1.4.18. ENCOMENDA – Declaração de intenção do Cliente apresentada através do Formulário de Encomenda e que visa directamente a celebração do Contrato de Venda de Produtos com o Vendedor.

2. SERVIÇOS ELECTRÓNICOS NO SÍTIO WEB

2.1. Os seguintes serviços electrónicos estão disponíveis na loja online: Conta, Formulário de Encomenda, Newsletter, Blogue e EasyKlimaPortFinder 

2.1.1. Conta – A utilização da Conta é possível após a conclusão dos três passos seguintes pelo Utilizador do Serviço – (1) preenchimento do Formulário de Registo, (2) clique no campo “Registar”. No Formulário de Registo, é necessário que o Utilizador do Serviço forneça os seguintes dados: endereço de correio electrónico e palavra-passe. 

2.1.1.1. O serviço de Conta Electrónica é fornecido gratuitamente por um período indefinido. O Utilizador do Serviço tem a opção, a qualquer momento e sem dar qualquer razão, de eliminar a Conta (renúncia à Conta) enviando um pedido relevante ao Fornecedor do Serviço, em particular através de correio electrónico para o seguinte endereço: [email protected] ou por escrito para: Perfect Sale Spółka z.o.o. ul. Solec, nr 18, lok. B21, Warszawa, 00-410, poczta: Warszawa POLSKA, NIP: 7011112775; OSS Perfect: PL7011112775, capital social: 5000zł ; endereço electrónico: [email protected], número de telefone: +48730700097.

2.1.2 Formulário de Encomenda – a utilização do Formulário de Encomenda começa com a adição do primeiro Produto ao cesto electrónico pelo Cliente na Loja Online. A realização de uma Encomenda tem lugar após o Cliente ter completado duas etapas subsequentes – (1) o preenchimento do Formulário de Encomenda e (2) o clique no website da Loja Online após ter preenchido o campo “Efectuar Encomenda” do Formulário de Encomenda – até esse momento, é possível modificar independentemente todos os dados introduzidos (para este efeito, siga as mensagens apresentadas e as informações disponíveis no website da Loja Online). No Formulário de Encomenda, é necessário que o Cliente forneça os seguintes dados sobre o Cliente: nome e apelido / nome da empresa, endereço (rua, número da casa / apartamento, código postal, cidade, país), o endereço de e-mail, o número de telefone de contacto e detalhes do Contrato de Venda: Produto (s), quantidade de Produto (s), local e método de entrega do Produto (s), o método de pagamento. No caso de Clientes que não sejam consumidores, é também necessário fornecer o nome da empresa e o número de identificação fiscal. 

2.1.1.1. O Serviço Electrónico de Formulário de Encomenda é fornecido gratuitamente, é de utilização única e é concluído após a colocação de uma Encomenda através do Formulário ou após a interrupção antecipada da colocação da Encomenda pelo Utilizador do Serviço. 

2.1.3. Newsletter – a utilização da Newsletter tem lugar após a indicação do endereço de correio electrónico no separador “Newsletter” visível no sítio Web da Loja Online, para o qual devem ser enviadas outras edições da Newsletter, e clicando no campo de acção. 

2.1.3.1. O serviço electrónico da Newsletter é fornecido gratuitamente por um período indeterminado. O Utilizador do Serviço tem a opção, a qualquer momento e sem dar razões, de cancelar a subscrição da Newsletter (renúncia à Newsletter), enviando um pedido relevante ao Fornecedor do Serviço, em particular através de e-mail para o seguinte endereço: [email protected] ou por escrito para o seguinte endereço: Perfect Sale Spółka z.o.o. ul. Solec, nr 18, lok. B21, Varsóvia, 00-410, Polónia

2.1.2. Blogue – é possível utilizar o blogue depois de entrar no sítio Web. O Blogue está disponível para todos os visitantes do sítio Web sem necessidade de fornecer quaisquer dados ou realizar quaisquer outras acções. 

2.1.2.1. O prestador de serviços permite a publicação de comentários nas entradas do blogue. Os comentários dos destinatários do serviço exprimem as suas próprias opiniões e não constituem uma opinião do fornecedor do serviço. É proibido publicar comentários que violem as regras de netiqueta e que contenham informações falsas ou enganosas para outros destinatários do Serviço. O fornecedor do serviço reserva-se o direito de eliminar os comentários que violem as regras acima referidas. 

2.1.2.2. O prestador de serviços deve cumprir o disposto no n.º 1 do artigo 14. 14.º, n.º 1, da Lei relativa à prestação de serviços electrónicos, de 18 de Julho de 2002 (Diário Oficial de 2002, n.º 144, ponto 1204, na sua versão alterada), segundo o qual: a responsabilidade pelos dados armazenados não é da responsabilidade da pessoa que, disponibilizando os recursos de um sistema de teleinformação para efeitos de armazenamento de dados por um destinatário do serviço, não tem conhecimento da natureza ilícita dos dados ou da actividade com eles relacionada e, no caso de ter sido informada ou de ter recebido uma mensagem sobre a natureza ilícita dos dados ou da actividade com eles relacionada, impossibilita imediatamente o acesso aos dados. 

2.1.2.3. A utilização do Blogue é gratuita e é possível clicando no separador apropriado no Sítio Web. O Blogue é mantido pelo fornecedor do Serviço. O destinatário do Serviço pode deixar de utilizar o Blogue em qualquer altura e sem indicar qualquer motivo, fechando o navegador Web. 

2.1.3. EasyKlimaPortFinder – a utilização do EasyKlimaPortFinder implica que o destinatário do Serviço aceda ao painel visível na página inicial do Website e em páginas de produtos individuais, que permite introduzir os dados do automóvel do destinatário do Serviço e seleccionar o ano de fabrico, a marca e o modelo do automóvel. 

2.1.3.1. O EasyKlimaPortFinder, que é o serviço electrónico, é fornecido gratuitamente e de uma só vez, e termina quando a Encomenda é efectuada através dele ou no momento em que o destinatário do Serviço deixa de efectuar a Encomenda através dele. 

2.2. Requisitos técnicos necessários para cooperar com o sistema TIC utilizado pelo prestador de serviços: (1) um computador, portátil ou outro dispositivo multimédia com acesso à Internet; (2) o acesso ao correio electrónico; (3) um navegador Web actualizado: Mozilla Firefox; Internet Explorer; Opera; Google Chrome; Safari ou Microsoft Edge; (4) resolução de ecrã mínima recomendada: 1024×768; (5) activar o suporte de cookies e Javascript no navegador de internet. 

2.3. O Utilizador do Serviço é obrigado a utilizar a Loja Online de acordo com a lei e os bons costumes, respeitando os direitos pessoais e os direitos de autor e de propriedade intelectual do Fornecedor do Serviço e de terceiros. O Utilizador do Serviço é obrigado a introduzir os dados de acordo com a sua situação actual. O Utilizador do Serviço está proibido de fornecer conteúdos ilícitos. 

2.4. O procedimento de reclamação relativo aos serviços electrónicos é indicado na cláusula 6 do Regulamento.

3. CONDIÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DE UM CONTRATO DE VENDA

3.1. A celebração de um Contrato de Venda entre o Cliente e o Vendedor tem lugar após o Cliente ter efectuado uma Encomenda através do Formulário de Encomenda na Loja Online, em conformidade com a cláusula 2.1.2 do Regulamento. 

3.2. O preço do Produto indicado no site da Loja Online é indicado em zloty polaco (PLN), dólares americanos ($), euros (€), libras esterlinas (£), coroas checas (CZK), Coroa dinamarquesa (DKK), Forint húngaro (HUF), Coroa sueca (SEK) e inclui impostos. O Cliente é informado do valor total do Produto incluído na Encomenda, bem como dos custos de entrega (incluindo taxas de transporte, entrega e serviços postais) e outros custos, ou da obrigação de pagar esses custos, se o valor dessas taxas não puder ser determinado, no sítio Web da Loja Online durante a realização da Encomenda, bem como no momento da manifestação de vontade do Cliente em celebrar um Contrato de Venda. 

3.3. O procedimento de celebração de um contrato de venda na Loja Online através do Formulário de Encomenda 

3.3.1. A celebração do Contrato de Venda entre o Cliente e o Vendedor tem lugar após o Cliente ter efectuado uma Encomenda na Loja Online, em conformidade com a cláusula. 2.1.2 do Regulamento. 

3.3.2. Após a realização da Encomenda, o Vendedor confirma imediatamente a sua recepção e, simultaneamente, aceita a Encomenda para execução. A confirmação da recepção da Encomenda e da sua aceitação para execução ocorre através do envio, pelo Vendedor, para o endereço de correio electrónico fornecido aquando da realização da Encomenda, de uma mensagem de correio electrónico que contenha, pelo menos, a declaração de recepção da Encomenda pelo Vendedor e a sua aceitação para execução e confirmação do Contrato de Venda. Após a recepção da referida mensagem de correio electrónico pelo Cliente, o Contrato de Venda é celebrado entre o Cliente e o Vendedor. 

3.4. A consolidação, a segurança e o acesso ao Cliente do conteúdo do Contrato de Venda celebrado pelo Cliente são efectuados através (1) da disponibilização do presente Regulamento no site da Loja Online e (2) do envio da mensagem de correio electrónico referida no ponto 3.3.2. do Regulamento. O conteúdo do Contrato de Venda é adicionalmente registado e protegido no sistema informático da Loja Online do Vendedor.

4. MODALIDADES E DATAS DE PAGAMENTO DO PRODUTO

4.1. O Vendedor disponibiliza ao Cliente os seguintes métodos de pagamento no âmbito do Contrato de Venda: 

4.1.1. Pagamento em numerário aquando da entrega. 

4.1.2. Pagamento em numerário aquando da recolha pessoal. 

4.1.3. Pagamento por transferência bancária para a conta bancária do Vendedor.

4.1.4. Pagamentos electrónicos e pagamentos com cartão de crédito de acordo com a escolha do Cliente através de: Przelewy24.pl, PayU.pl, PayPal.com, Apple Pay, ou Google Pay – os métodos de pagamento actualmente disponíveis estão especificados no Sítio Web no separador de informação relativo aos métodos de pagamento e em https://www.przelewy24.pl/, https://poland.payu.com/, https://www.apple.com/pl/apple-pay/, https://pay.google.com/intl/pl. 

4.1.5. Pagamentos em sistema de prestações através de PayU.pl. 

4.1.6. Data de vencimento do pagamento: 

4.1.6.1. Se o Cliente optar por pagar por transferência bancária, pagamento electrónico ou cartão de crédito, o Cliente é obrigado a efectuar o pagamento no prazo de 7 dias de calendário a contar da celebração do contrato de venda. 

4.1.6.2. Se o Cliente optar pelo pagamento em numerário no acto da entrega, o Cliente é obrigado a efectuar o pagamento no acto da entrega.

5. CUSTO, MEIOS E PRAZO DE ENTREGA DO PRODUTO

5.1. A entrega do Produto está disponível na Europa. 

5.2. A entrega do Produto ao Cliente é facturável, salvo disposição em contrário no contrato de venda. Os custos de entrega do Produto (incluindo transporte, entrega e despesas postais) são indicados ao Cliente no Sítio Web no separador de informação relativo aos custos de entrega e durante a realização da Encomenda, incluindo no momento em que o Cliente manifesta a sua vontade de ficar vinculado pelo contrato de venda. 

5.3. O Vendedor coloca à disposição do Cliente os seguintes métodos de entrega do Produto: 

5.3.1. Entrega por correio electrónico. 

5.3.2. Serviço de correio electrónico contra entrega. 

5.4. O Produto será entregue ao Cliente no prazo de 5 dias úteis, excepto se for especificado um prazo mais curto na descrição do Produto ou durante a realização da Encomenda. No caso de Produtos com diferentes prazos de entrega, o prazo de entrega será o mais longo especificado, que não poderá, no entanto, exceder 5 dias úteis. O início do prazo de entrega do Produto ao Cliente é calculado da seguinte forma: 

5.4.1. Se o Cliente pagar por transferência bancária, pagamento electrónico ou cartão de crédito – a partir da data de crédito na conta bancária ou na conta de liquidação do Vendedor. 

5.4.2. Se o cliente pagar em numerário no acto da entrega – a partir da data do contrato de venda. 

5.4.3. Se o Cliente pagar em prestações – a partir da data em que o Vendedor for informado pelo credor da celebração de um contrato de crédito com o Cliente, o mais tardar a partir da data de crédito na conta bancária ou de liquidação do Vendedor dos fundos provenientes do crédito concedido ao Cliente.

6. PROCEDIMENTO DE TRATAMENTO DE QUEIXAS

6.1. Esta cláusula 6 do Regulamento define o procedimento de tratamento de reclamações comum a todas as reclamações apresentadas ao Vendedor, nomeadamente reclamações relativas a Produtos, Contratos de Venda, Serviços Electrónicos e outras reclamações relacionadas com a gestão da Loja Online pelo Vendedor. 

6.2. A base e o âmbito da responsabilidade do Vendedor são definidos pelas leis geralmente aplicáveis, em particular o Código Civil, a Lei dos Direitos do Consumidor e a Lei de 18 de Julho de 2002 sobre a Prestação de Serviços Electrónicos (Jornal Oficial de 2002 n.º 144, pos. 1204, posteriormente alterada). 

6.2.1. As disposições pormenorizadas relativas à reclamação do Produto – um bem móvel – adquirido pelo Cliente ao abrigo do Contrato de Venda celebrado com o Vendedor até 31 de Dezembro de 2022, estão previstas nas disposições do Código Civil na redacção em vigor até 31 de Dezembro de 2022, em particular nos art. 556-576 do Código Civil. Estas disposições especificam, em particular, a base e o âmbito da responsabilidade do Vendedor perante o Cliente se o Produto vendido tiver um defeito físico ou legal (garantia). O Vendedor é obrigado a entregar o Produto sem defeitos ao Cliente. Nos termos do Art. 558 § 1 do Código Civil, fica excluída a responsabilidade do Vendedor, ao abrigo da garantia, pelo Produto adquirido de acordo com a frase anterior ao Cliente que não seja consumidor. 

6.2.2. As disposições pormenorizadas relativas à reclamação do Produto – um bem móvel (incluindo um bem móvel com elementos digitais), mas excluindo um bem móvel que sirva apenas como suporte de conteúdos digitais – adquirido pelo Cliente ao abrigo do Contrato de Venda celebrado com o Vendedor a partir de 1 de Janeiro de 2023, são definidas pelas disposições da Lei dos Direitos do Consumidor na redacção aplicável a partir de 1 de Janeiro de 2023, em particular o art. 43a – 43g da Lei dos Direitos do Consumidor. 43a – 43g da Lei dos Direitos do Consumidor. Estas disposições especificam, em particular, a base e o âmbito da responsabilidade do Vendedor perante o consumidor em caso de não conformidade do Produto com o Contrato de Venda. 

6.2.3. As disposições pormenorizadas relativas à reclamação do Produto – conteúdo ou serviço digital ou um bem móvel que sirva apenas como portador de conteúdo digital – adquirido pelo Cliente ao abrigo do Contrato de Venda celebrado com o Vendedor a partir de 1 de Janeiro de 2023 ou antes dessa data, se a entrega de tal Produto estava prevista ou teve lugar após essa data, são definidas pelas disposições da Lei dos Direitos do Consumidor na redacção aplicável a partir de 1 de Janeiro de 2023, em particular o art. 43h – 43q da Lei dos Direitos do Consumidor. Estas disposições especificam, em particular, a base e o âmbito da responsabilidade do Vendedor perante o consumidor, em caso de não conformidade do Produto com o Contrato de Venda 

6.3. Uma reclamação pode ser efectuada pelo Cliente, por exemplo:

6.3.1. por escrito, para o seguinte endereço: Perfect Sale Spółka z.o.o. ul. Solec, nr 18, lok. B21, Varsóvia, 00-410, Polónia. 

6.4. O Produto pode ser enviado ou devolvido ao abrigo da reclamação para a seguinte morada: Perfect Sale Spółka z.o.o. ul. Solec, nr 18, lok. B21, Varsóvia, 00-410, Polónia.

6.5. Recomenda-se que a descrição da reclamação inclua: (1) a informação e as circunstâncias relativas ao objecto da reclamação, em particular o tipo e a data de ocorrência das irregularidades ou do incumprimento do contrato; (2) o pedido para que o Produto seja posto em conformidade com o contrato ou uma declaração de redução do preço ou de rescisão do Contrato de Venda, ou outra reclamação e (3) os dados de contacto do reclamante – isto facilitará e acelerará a análise da reclamação. Os requisitos especificados na frase anterior assumem apenas a forma de recomendações e não afectam a eficácia das reclamações apresentadas sem a descrição recomendada da reclamação 

6.6. Em caso de alteração dos dados de contacto fornecidos pelo queixoso durante o tratamento da queixa, este é obrigado a notificar o Vendedor. 

6.7. A reclamação pode ser acompanhada de provas (por exemplo, fotografias, documentos ou o Produto) relacionadas com o objecto da reclamação. O Vendedor também pode pedir ao reclamante que forneça informações adicionais ou envie provas (por exemplo, fotos), se isso facilitar e acelerar a consideração da reclamação pelo Vendedor. 

6.8. O Vendedor responderá prontamente à reclamação, o mais tardar no prazo de 14 dias de calendário a contar da data da sua apresentação.

7. OS MEIOS EXTRAJUDICIAIS DE RESOLUÇÃO DE LITÍGIOS E DE EXERCÍCIO DE DIREITOS, AS REGRAS DE ACESSO A ESSES PROCEDIMENTOS

7.1. As informações pormenorizadas sobre a utilização do método extrajudicial de tratamento de queixas e de reclamação, bem como as regras de acesso a estes procedimentos pelo Cliente consumidor, estão disponíveis no sítio Web do Gabinete da Concorrência e da Defesa do Consumidor em: https://uokik.gov.pl/pozasadowe_rozwiazywanie_sporow_konsumenckich.php. 

7.2. No Gabinete do Presidente da Concorrência e da Defesa do Consumidor existe um ponto de contacto (telefone: 0048 22 55 60 333, correio electrónico: [email protected] ou um endereço escrito: Pl. Powstańców Warszawy 1, 00-030 Varsóvia.), cuja tarefa, entre outras, é a prestação de assistência aos consumidores em questões relacionadas com a resolução extrajudicial de litígios de consumo. 

7.3. O consumidor tem as seguintes opções de utilização de métodos extrajudiciais de resolução de queixas e de apresentação de reclamações: (1) um pedido de resolução de litígio a um tribunal de consumo amigável permanente (para mais informações, consultar: http://www.spsk.wiih.org.pl); (2) um pedido de resolução extrajudicial do litígio ao inspector da voivodia da Inspecção do Comércio (mais informações no sítio Web do inspector competente para o local da actividade económica do Vendedor); e (3) a assistência do provedor do consumidor distrital (municipal) ou da organização social, cujas tarefas estatutárias incluem a protecção do consumidor (incluindo a Federação dos Consumidores, Associação dos Consumidores Polacos). O aconselhamento é prestado, entre outros, através do correio electrónico [email protected] e do número de telefone de apoio ao consumidor 0048 801 440 220 (centro de atendimento nos dias úteis, das 8:00 às 18:00, taxa de chamada de acordo com a tarifa do operador). 

7.4. Uma plataforma em linha para a resolução de litígios entre os consumidores e os empresários a nível da UE (plataforma RLL) está disponível em http://ec.europa.eu/consumers/odr. A plataforma RLL é um sítio Web interactivo e multilingue com um balcão único para os consumidores e os empresários que procuram uma resolução extrajudicial das obrigações contratuais decorrentes de um contrato de venda em linha ou de um contrato de prestação de serviços (mais informações no próprio sítio Web da plataforma ou no sítio Internet do Gabinete da Concorrência e da Defesa do Consumidor: https://uokik.gov.pl/spory_konsumenckie_faq_platforma_odr.php).

8. DIREITO DE RETRACTAÇÃO

8.1. O consumidor que tenha celebrado um contrato à distância pode, no prazo de 14 dias de calendário, rescindir o contrato sem necessidade de indicar o motivo e sem incorrer em custos, com excepção dos custos previstos na cláusula 8.8 do Regulamento. Para respeitar este prazo, basta enviar uma declaração antes do seu termo. Pode ser feita, por exemplo, uma declaração de rescisão do contrato: 

8.1.1. por escrito para o endereço: Perfect Sale Sp. z o. o. ul. Solec, nr 18, lok. B21, Varsóvia, 00-410, Polónia. 

8.1.2. em formato electrónico através de correio electrónico para o seguinte endereço: [email protected]

8.2. A devolução do Produto – bens móveis (incluindo bens móveis com elementos digitais) como parte da rescisão do contrato pode ser efectuada para o seguinte endereço: Perfect Sale Sp. z o. o. ul. Solec, nr 18, lok. B21, Varsóvia, 00-410, Polónia.

8.3. Um modelo exemplar de formulário de retractação está incluído no Anexo n.º 2 da Lei dos Direitos do Consumidor e está também disponível na cláusula 12 dos regulamentos. O consumidor pode utilizar o modelo de formulário, mas não é obrigatório. 

8.4. Começa a correr o prazo para a rescisão do contrato: 

8.4.1. para o contrato pelo qual o Vendedor liberta o Produto, sendo obrigado a transferir a sua propriedade (por exemplo, o Contrato de Venda) – de tomar o Produto na posse do consumidor ou de um terceiro designado pelo consumidor, outro 

que o transportador, e no caso de um contrato em que: (1) muitos Produtos são entregues separadamente, em lotes ou em partes – a partir da tomada de posse do último Produto, lote ou parte ou (2) quando consiste na entrega regular de Produtos por um período definido – a partir da tomada de posse do primeiro Produto; 

8.4.2. para outros contratos – a partir da data de celebração do contrato. 

8.5. Em caso de rescisão de um contrato à distância, o contrato é considerado nulo e sem efeito. 

8.6. Produto – bens móveis (incluindo bens móveis com elementos digitais): 

8.6.1. O Vendedor é obrigado imediatamente, o mais tardar no prazo de 14 dias de calendário a contar da data de recepção da declaração do consumidor sobre a rescisão do contrato, a devolver todos os pagamentos efectuados pelo consumidor, os custos de entrega do Produto – um bem móvel, incluindo um bem móvel com elementos digitais (excepto os custos adicionais resultantes do método de entrega escolhido pelo consumidor que não seja o método de entrega padrão mais barato disponível na Loja Online). O Vendedor reembolsa o pagamento utilizando o mesmo método de pagamento que o consumidor utilizou, excepto se o consumidor tiver expressamente acordado um método de devolução diferente, que não lhe acarrete quaisquer custos. No caso de Produtos – bens móveis (incluindo bens móveis com elementos digitais) – se o Vendedor não se tiver oferecido para recolher o Produto junto do próprio consumidor, pode reter o reembolso dos pagamentos recebidos do consumidor até à recepção do Produto ou à entrega pelo consumidor de um comprovativo da sua devolução, consoante o que ocorrer primeiro. 

8.6.2. No caso de Produtos – bens móveis (incluindo bens móveis com elementos digitais) – o consumidor é obrigado imediatamente, o mais tardar no prazo de 14 dias de calendário a contar da data em que rescindir o contrato, a devolver o Produto ao Vendedor ou a entregá-lo à pessoa autorizada pelo Vendedor para recolha, excepto se o Vendedor tiver sugerido que o Produto seja recolhido pelo próprio. Para respeitar este prazo, basta devolver o Produto antes do seu termo. 

8.6.3. O Consumidor é responsável pela diminuição do valor do Produto – um bem móvel (incluindo um bem móvel com elementos digitais) – como resultado da sua utilização para além do que é necessário para estabelecer a natureza, características e funcionamento do Produto. 

8.7. Produtos – conteúdos digitais ou serviços digitais: 

8.7.1. Em caso de rescisão do contrato de fornecimento do Produto – conteúdo digital ou serviço digital – a partir da data de recepção da declaração do consumidor sobre a rescisão do contrato, o Vendedor deve abster-se de utilizar qualquer conteúdo, com excepção dos dados pessoais, que tenha sido fornecido ou criado pelo consumidor ao utilizar o Produto, excepto se esse conteúdo (1) não tenha qualquer utilidade fora do contexto do conteúdo digital ou serviço digital que foi objecto do contrato; (2) apenas se relacione com a actividade do consumidor ao utilizar o conteúdo digital ou serviço digital fornecido pelo Vendedor; (3) tenha sido agregado com outros dados pelo Vendedor e não possa ser desagregado ou apenas com esforços desproporcionados; (4) tenha sido gerado conjuntamente pelo consumidor e outros consumidores, e outros consumidores possam continuar a fazer uso do conteúdo. Excepto nas situações referidas nas cláusulas (1) a (3), o Vendedor deve, a pedido do consumidor, disponibilizar ao consumidor qualquer conteúdo que não sejam dados pessoais, que tenha sido fornecido ou criado pelo consumidor ao utilizar o conteúdo digital ou serviço digital fornecido pelo Vendedor. Em caso de rescisão do contrato, o Vendedor pode impedir qualquer utilização posterior do conteúdo digital ou do serviço digital pelo consumidor, nomeadamente tornando o conteúdo digital ou o serviço digital inacessível ao consumidor ou desactivando a conta de utilizador do consumidor, sem prejuízo dos direitos do consumidor, tal como descritos na frase anterior. O consumidor tem o direito de recuperar esse conteúdo digital gratuitamente, sem qualquer impedimento por parte do Vendedor, num prazo razoável e num formato de uso corrente e de leitura óptica. 

8.7.2. Em caso de resolução do contrato de fornecimento do Produto – conteúdo digital ou serviço digital – o consumidor é obrigado a abster-se de utilizar o conteúdo digital ou serviço digital e de o disponibilizar a terceiros. 

8.8. Eventuais custos relacionados com a rescisão do contrato por parte do consumidor, que o consumidor é obrigado a pagar 

8.9. No caso de Produtos – bens móveis (incluindo bens móveis com elementos digitais) – se o consumidor tiver escolhido um método de entrega do Produto diferente do método de entrega normal mais barato disponível na Loja Online, o Vendedor não é obrigado a reembolsar os custos adicionais pagos pelo consumidor. 

8.10. No caso de Produtos – bens móveis (incluindo bens móveis com elementos digitais) – o consumidor suporta os custos directos da devolução do Produto. 

8.11. No caso de um Produto – um serviço cuja prestação – a pedido expresso do consumidor – tenha sido iniciada antes do período de retractação, o consumidor que exerça o direito de retractação do contrato após ter feito esse pedido é obrigado a pagar os serviços prestados até à retractação. O montante do pagamento é calculado proporcionalmente ao âmbito do serviço prestado, tendo em conta o preço ou a remuneração acordados no contrato. Se o preço ou a remuneração forem excessivos, a base de cálculo deste montante é o valor de mercado do serviço prestado. 

8.12. O direito de rescisão de um contrato à distância não está disponível para o consumidor em relação aos contratos: 

8.12.1. (1) para a prestação de serviços, se o Vendedor tiver executado integralmente o serviço com o consentimento expresso do consumidor, que foi informado antes da execução do serviço de que perderá o seu direito de rescisão quando o contrato tiver sido integralmente executado pelo Vendedor, e reconheceu isso; (2) em que o preço ou a remuneração dependem de flutuações no mercado financeiro sobre as quais o Vendedor não tem controlo e que podem ocorrer antes do prazo para a rescisão do contrato; (3) em que o objecto do serviço seja um Produto – bem móvel (incluindo bens móveis com elementos digitais) – não pré-fabricado, fabricado de acordo com as especificações do consumidor ou que sirva para satisfazer as suas necessidades individuais; (4) em que o objecto do serviço seja um Produto – bem móvel (incluindo bens móveis com elementos digitais) – que se deteriore rapidamente ou tenha um prazo de validade curto; (5) em que o objecto do serviço seja um Produto

– bens móveis (incluindo bens móveis com elementos digitais) – que são entregues numa embalagem selada, que após a abertura da embalagem não pode ser devolvida por razões de protecção da saúde ou de higiene, se a embalagem foi aberta após a entrega; (6) em que o objecto do serviço são Produtos – bens móveis (incluindo bens móveis com elementos digitais) – que após a entrega, devido à sua natureza, estão inseparavelmente ligados a outros bens móveis, incluindo bens móveis com elementos digitais; (7) em que o objecto do serviço são bebidas alcoólicas, cujo preço foi acordado na celebração do Contrato de Venda, e cuja entrega só pode ter lugar após 30 dias e cujo valor depende de flutuações do mercado sobre as quais o Vendedor não tem qualquer controlo; (8) em que o consumidor exigiu explicitamente que o Vendedor se deslocasse ao seu domicílio para uma reparação ou manutenção urgente; se o Vendedor prestar serviços adicionais para além dos exigidos pelo consumidor, ou fornecer Produtos – bens móveis (incluindo bens móveis com elementos digitais) – para além das peças sobressalentes necessárias para efectuar a reparação ou manutenção, o consumidor tem o direito de rescindir o contrato relativamente aos serviços ou produtos adicionais; (9) em que o objecto do serviço são gravações sonoras ou visuais ou programas informáticos entregues numa embalagem selada, se a embalagem tiver sido aberta após a entrega; (10) para a entrega de jornais, periódicos ou revistas, com excepção de um contrato de assinatura; (11) celebrados através de um leilão público; (12) para a prestação de serviços de alojamento, excepto para fins residenciais, transporte de mercadorias, aluguer de automóveis, restauração, serviços relacionados com lazer, entretenimento, eventos desportivos ou culturais, se o contrato designar um dia ou período de serviço; (13) para a entrega de conteúdos digitais que não estejam armazenados num suporte material, se a execução do serviço tiver começado antes do prazo para rescindir o contrato com o consentimento expresso do consumidor após ter sido informado pelo Vendedor sobre a perda do direito de rescindir o contrato e após ter reconhecido esse facto, e se o Vendedor tiver fornecido ao consumidor a confirmação referida no art. 15 sec. 15 sec. 1 e 2 ou art. 21 sec. 21 sec. 1 da Lei dos Direitos do Consumidor; (14) para a prestação de serviços para os quais o consumidor é obrigado a pagar o preço pelo qual o consumidor solicitou expressamente ao Vendedor que o procurasse para reparação, e o serviço já foi totalmente executado com o consentimento expresso e prévio do consumidor. 

8.13. As disposições relativas a um consumidor contidas nesta cláusula 8. do Regulamento aplicam-se a partir de 1 de Janeiro de 2021 e, no que diz respeito aos contratos celebrados a partir desse dia, também ao Cliente/Utilizador de Serviços que seja uma pessoa singular que celebre um contrato directamente relacionado com a sua actividade, se o conteúdo deste contrato indicar que não tem um carácter profissional para esta pessoa, resultante, em particular, do objecto da sua actividade empresarial, divulgado com base nas disposições do Centro de Registo e Informação Empresarial (CEIDG).

9. DISPOSIÇÕES RELATIVAS AOS EMPRESÁRIOS

9.1. Esta cláusula 9 do Regulamento e todas as disposições nela contidas destinam-se e, portanto, vinculam apenas o Cliente ou o Utilizador do Serviço que não seja um consumidor e, a partir de 1 de Janeiro de 2021 e no que diz respeito aos contratos celebrados a partir desse dia, também o Cliente/Utilizador do Serviço que não seja uma pessoa singular que celebre um contrato directamente relacionado com a sua actividade, se o conteúdo deste contrato indicar que não tem um carácter profissional para esta pessoa, resultante, em particular, do objecto da sua actividade empresarial, divulgado com base nas disposições do Centro de Registo e Informação Empresarial (CEIDG). 

9.2. O Vendedor tem o direito de rescindir o Contrato de Venda no prazo de 14 dias de calendário após a sua celebração. Neste caso, a rescisão do Contrato de Venda pode ser efectuada sem indicação do motivo e não dá origem a qualquer reclamação por parte do Cliente contra o Vendedor. 

9.3. Fica excluída a responsabilidade do Vendedor ao abrigo da garantia do Produto ou da não conformidade do Produto com o Contrato de Venda. 

9.4. O Vendedor responderá à reclamação no prazo de 30 dias de calendário a contar da data da sua recepção. 

9.5. O Vendedor tem o direito de limitar os métodos de pagamento disponíveis, incluindo o direito de solicitar um pré-pagamento total ou parcial, independentemente do método de pagamento escolhido pelo Cliente e do facto da celebração do Contrato de Venda. 

9.6. O prestador de serviços pode rescindir um contrato de prestação de um serviço electrónico com efeito imediato e sem indicar os motivos, enviando uma declaração adequada ao utilizador do serviço. 

9.7. A responsabilidade do Fornecedor de Serviços/Vendedor para com o Utilizador/Cliente, independentemente da sua base legal, é limitada, tanto para uma reclamação como para todas as reclamações no seu conjunto, até ao montante do preço pago e dos custos de entrega resultantes do Contrato de Venda, não excedendo, no entanto, a soma de mil zlotys (PLN). A limitação do montante referido na frase anterior aplica-se a todas as reclamações dirigidas pelo Utilizador/Cliente contra o Fornecedor de Serviços/Vendedor, mesmo que o Contrato de Venda não tenha sido celebrado ou em casos não relacionados com o Contrato de Venda. O Prestador de Serviços/Vendedor só será responsável perante o Utilizador/Cliente por danos típicos previsíveis à data da celebração do contrato e não será responsável por lucros cessantes. O Vendedor também não é responsável por atrasos no transporte da remessa. 

9.8. Todos os litígios que surjam entre o Vendedor/Prestador de Serviços e o Cliente/Utilizador de Serviços serão submetidos ao tribunal competente da sede do Vendedor/Prestador de Serviços.

10. ANÁLISES DE PRODUTOS

10.1. O Vendedor permite que os seus Clientes emitam e acedam a opiniões sobre os Produtos e a Loja Online nos termos previstos na presente secção do Regulamento. 

10.2. O Cliente pode deixar uma opinião depois de utilizar o formulário que permite adicionar uma opinião sobre o Produto ou a Loja Online. O formulário pode ser disponibilizado directamente no site da Loja Online (incluindo através de um widget externo) ou pode ser disponibilizado através de uma ligação individual recebida pelo Cliente após a compra para o endereço de e-mail por ele fornecido. Ao adicionar uma avaliação, o Cliente pode também adicionar uma avaliação gráfica ou uma fotografia do Produto – se tal opção estiver disponível no formulário de avaliação. 

10.3. Uma opinião sobre o Produto só pode ser emitida relativamente aos Produtos efectivamente adquiridos na Loja Online do Vendedor e pelo Cliente que adquiriu o Produto objecto da opinião. É proibida a celebração de contratos de venda fictícios ou fictícios para a emissão de uma opinião sobre o Produto. Uma opinião sobre a Loja Online pode ser emitida por uma pessoa que seja Cliente da Loja Online. 

10.4. A adição de comentários pelos Clientes não pode ser utilizada para actividades ilícitas, nomeadamente para actividades que constituam um acto de concorrência desleal, ou actividades que violem os direitos de personalidade, os direitos de propriedade intelectual ou outros direitos do Vendedor ou de terceiros. Ao adicionar um comentário, o Cliente obriga-se a actuar em conformidade com a lei, o presente Regulamento e os bons costumes. 

10.5. As opiniões podem ser disponibilizadas directamente no site da Loja Online (por exemplo, ao lado de um determinado Produto) ou num site externo que recolha opiniões que colaborem com o Vendedor e para o qual este remeta no site da Loja Online (incluindo através de um widget externo colocado no site da Loja Online). 

10.6. O Vendedor garante que os comentários publicados sobre os Produtos provêm dos seus Clientes que adquiriram o Produto. Para o efeito, o Vendedor toma as seguintes medidas para verificar se os comentários provêm dos seus Clientes: 

10.6.1. A publicação de uma opinião emitida através de um formulário disponível directamente no site da Loja Virtual requer uma verificação prévia por parte do Fornecedor de Serviços. A verificação consiste em verificar a conformidade da avaliação com o Regulamento, nomeadamente verificar se o avaliador é um Cliente da Loja Online – nesse caso, o Vendedor verifica se essa pessoa efectuou uma compra na Loja Online e, no caso de uma avaliação do Produto, verifica ainda se o avaliador comprou o Produto avaliado. A verificação é efectuada sem atrasos injustificados. 

10.6.2. O Vendedor envia ao seu Cliente (incluindo através de um site externo de recolha de opiniões com o qual colabora) uma ligação individual para o endereço de correio electrónico por ele fornecido aquando da compra – desta forma, apenas o Cliente que adquiriu o Produto na Loja Online tem acesso ao formulário de avaliação. 

10.6.3. Em caso de dúvidas do Vendedor ou de objecções dirigidas ao Vendedor por outros Clientes ou terceiros, sobre se uma determinada avaliação provém do Cliente ou se um determinado Cliente comprou um determinado Produto, o Vendedor reserva-se o direito de contactar o autor da avaliação a fim de esclarecer e confirmar se é efectivamente um Cliente da Loja Online ou se comprou o Produto avaliado. 

10.7. Quaisquer comentários, recursos contra a revisão de revisões ou objecções quanto ao facto de uma determinada revisão ser proveniente do Cliente ou de um determinado Cliente ter comprado um determinado Produto podem ser comunicados de forma análoga ao procedimento de reclamação indicado na cláusula 6. do Regulamento. 

10.8. O Vendedor não publica ou comissiona qualquer outra pessoa para publicar falsas avaliações ou recomendações de Clientes e não distorce as avaliações ou recomendações de Clientes para promover os seus Produtos. O Vendedor fornece tanto críticas positivas como negativas. O Vendedor não fornece comentários patrocinados.

11. DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. Os contratos celebrados através da Loja Online são celebrados em inglês. 

11.2. Alteração dos regulamentos: 

11.2.1. O Prestador de Serviços reserva-se o direito de fazer alterações ao Regulamento por motivos importantes, nomeadamente: alterações na lei; alterações nos métodos de pagamento e de entrega – na medida em que estas alterações afectem a aplicação das disposições do presente Regulamento. 

11.2.2. Em caso de celebração de contratos contínuos com base no presente Regulamento (por exemplo, prestação de Serviço Electrónico – Conta), os regulamentos alterados vinculam o Cliente se forem cumpridos os requisitos especificados no art. 384 e 384 [1] do Código Civil, ou seja, o Utilizador do Serviço foi correctamente informado sobre as alterações e não rescindiu o contrato no prazo de 15 dias de calendário a contar da data de notificação. No caso de a alteração aos Regulamentos resultar na introdução de quaisquer novas taxas ou no aumento das existentes, o Utilizador do Serviço tem o direito de rescindir o contrato. 

11.2.3. No caso da celebração de contratos de natureza diferente dos contratos contínuos (por exemplo, um Contrato de Venda), as alterações aos Regulamentos não afectarão de forma alguma os direitos adquiridos dos Utilizadores de Serviços/Clientes antes da data de entrada em vigor das alterações aos Regulamentos, em particular, as alterações aos Regulamentos não terão impacto nas Encomendas já colocadas ou submetidas e nos Contratos de Venda concluídos, implementados ou executados. 

11.3. Nas matérias não abrangidas pelo presente regulamento, são aplicáveis as disposições gerais da legislação polaca, nomeadamente: o Código Civil; a lei de 18 de Julho de 2002 relativa à prestação de serviços electrónicos (Jornal Oficial de 2002 n.º 144, pos. 1204, com a última redacção que lhe foi dada); a lei relativa aos direitos dos consumidores; bem como outras disposições pertinentes da legislação geralmente aplicável. 

11.4. O presente regulamento não exclui a legislação do país de residência habitual do consumidor que celebra o contrato com o Vendedor/Prestador de Serviços, que não pode ser excluída por um contrato. Neste caso, o Vendedor/Prestador de Serviços garante ao consumidor a protecção que lhe é conferida pelas disposições que não podem ser excluídas por um contrato.

12. MODELO DE FORMULÁRIO DE RESCISÃO (ANEXO NÚMERO 2 DA LEI DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR)

Modelo de formulário de rescisão (este formulário só deve ser preenchido e devolvido se pretender rescindir o contrato) 

– Destinatário: 

Perfect Sale Sp. z o. o. ul. Solec, nr 18, lok. B21, Varsóvia, 00-410, Polónia. easyklima.com [email protected] 

– Eu/nós (*) venho por este meio informar sobre a minha/nossa rescisão do contrato de venda dos seguintes bens (*) contrato para o fornecimento dos seguintes bens (*) contrato para um trabalho que envolve a produção dos seguintes bens (*) / para a prestação do seguinte serviço (*) 

– A data de celebração do contrato (*)/ receita (*) 

– Nome e apelido do(s) consumidor(es) 

– Endereço do(s) consumidor(es) 

– Assinatura do(s) consumidor(es) (apenas se o formulário for enviado em versão papel) 

– Data 

(*) Riscar o que não interessa.

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