A manutenção do sistema de ar condicionado de um automóvel é uma parte importante da manutenção da sua eficiência e desempenho. Um sistema com manutenção inadequada pode falhar ou perder as suas propriedades, necessitando de substituição ou reparação. Mas será que a manutenção do ar condicionado tem de ser dispendiosa?

A manutenção do ar condicionado pode exigir um orçamento considerável se envolver a substituição de peças individuais ou a reparação de avarias mais complexas. Por outro lado, não tem de ser assim se se tratar com antecedência usando os produtos certos e se o fizer você mesmo. Vale a pena recordar os três passos mais importantes:

  1. avaliar o estado do ar condicionado através da verificação da medição da pressão – para isso podemos utilizar um tubo com manómetro, que ligamos à válvula de baixa pressão, obtendo assim a sua medição. A pressão de funcionamento preferida e correcta do sistema de ar condicionado deve ser de 25-45 psi,
  2. se existirem pequenas cavidades no sistema de ar condicionado, estas devem ser eliminadas. Para este efeito, pode utilizar um selante para peças de borracha para tratar de pequenas fugas em partes do sistema, 
  3. o défice de refrigerante criado devido a fugas deve ser reabastecido. Isto pode ser feito utilizando gás hidrocarboneto natural para reabastecer o ar condicionado, que contém, para além do refrigerante, compostos que cuidam da lubrificação adequada de todo o sistema.

A atenção regular à eficiência do ar condicionado no automóvel permite prolongar a sua vida útil e o seu desempenho. Cuidar de fugas menores no tempo permite evitar a gripagem de componentes do compressor ou outras avarias que irão requerer intervenção de serviço e reparações dispendiosas, bem como a substituição de componentes. O sistema de arrefecimento do seu automóvel precisa de funcionar com a pressão e lubrificação adequadas do refrigerante.

Fazer você mesmo a manutenção do ar condicionado não só lhe permite poupar dinheiro, como também selar e recarregar o sistema de ar condicionado do seu carro a um custo muito mais baixo (do que o de um centro de assistência automóvel).

Deixando vazamentos profundos sem intervenção após o tempo, vamos apreender, por exemplo, o compressor do ar condicionado. A sua regeneração é o custo de 85-130 euros. Muitas vezes, porém, este tipo de reparação não é possível e a situação exige a substituição de todo o compressor, e este custo, dependendo do tipo de carro, oscila entre 210- 420 euros (excluindo os custos de reparação). Por este motivo, vale a pena evitar danos, verificando a pressão no sistema de tempos a tempos, e repor quaisquer perdas com os meios apropriados.