Como funciona o ar condicionado num automóvel?

O ar condicionado dos automóveis é um sistema concebido para regular a temperatura e a humidade do ar no habitáculo de um veículo, garantindo um ambiente de viagem confortável.

Funciona com base no princípio de um ciclo de refrigeração, que envolve quatro componentes básicos: compressor, condensador, evaporador e válvula de expansão. O processo de funcionamento de um sistema de ar condicionado:

  1. Compressor: O ar condicionado inicia o seu funcionamento no compressor, que é acionado pelo motor do automóvel. A sua função é comprimir o refrigerante – gás do ar condicionado do automóvel (normalmente R134a ou R1234yf) e aumentar a pressão e a temperatura do refrigerante.
  2. Condensador: Sob alta pressão e temperatura, o refrigerante comprimido do ar condicionado sai do compressor e passa para o condensador, que normalmente se encontra na parte da frente do automóvel, atrás do radiador. No condensador, o gás de ar condicionado cede calor ao ambiente e, ao mesmo tempo, condensa-se, passando de uma fase gasosa para uma fase líquida.
  3. Válvula de expansão: depois de sair do condensador, o líquido refrigerante passa por uma válvula de expansão, que regula o seu fluxo para o evaporador. A válvula de expansão reduz a pressão do refrigerante, o que leva à evaporação e ao arrefecimento.
  4. Evaporador: o líquido refrigerante que saiu da válvula de expansão passa para o evaporador, localizado no interior do habitáculo do automóvel. No evaporador, o refrigerante evapora-se, retirando calor do ar, o que faz baixar a temperatura do ar do habitáculo.
  5. Ventoinha e respiradouros: A ventoinha insufla ar no habitáculo do automóvel através das aberturas de ventilação. Este ar passa pelo evaporador, onde é arrefecido e depois direcionado para o interior do veículo, proporcionando uma redução da temperatura.
  6. Recuperação e controlo: em alguns automóveis modernos, o ar condicionado pode ser equipado com funções adicionais, como a recuperação, ou ventilação com recuperação de calor, do ar insuflado no habitáculo para reduzir o consumo de energia. Além disso, o sistema de ar condicionado pode ser equipado com sensores de temperatura e controlos automáticos para manter uma temperatura definida no interior do automóvel.
  7. Extração de humidade: O ar condicionado de um automóvel também pode funcionar como um meio de drenar a humidade do ar no interior do habitáculo. À medida que arrefece, a humidade do ar condensa-se no condensador e é depois descarregada para o exterior do automóvel. Este processo ajuda a manter uma humidade adequada no habitáculo e evita que a humidade se deposite nos vidros, o que pode causar embaciamento.
  8. Controlo eletrónico: Nos automóveis modernos, o ar condicionado utiliza frequentemente sistemas avançados de controlo eletrónico. Os sensores de temperatura, os sensores solares, os sensores de humidade e outros parâmetros ambientais podem ser monitorizados para ajustar o funcionamento do ar condicionado de acordo com as condições externas e as preferências do condutor.
  9. Manutenção da temperatura: Os sistemas de ar condicionado dos automóveis também estão equipados com funções para manter uma temperatura definida no interior do habitáculo. Uma vez atingida a temperatura desejada, o ar condicionado regula automaticamente o funcionamento, ajustando a velocidade da ventoinha e os ciclos de arrefecimento e aquecimento.

Dependendo do modelo do automóvel e do seu equipamento, o ar condicionado de um automóvel pode ser de zona única, dupla, tripla ou mesmo quádrupla.

Vale a pena lembrar que o componente chave responsável pelo seu bom funcionamento é o gás do ar condicionado. Por várias razões, a quantidade de gás de enchimento do ar condicionado pode diminuir após um certo período de tempo. A causa pode ser uma fuga no sistema, fugas naturais ou mesmo pequenos danos. Quando isto acontece, torna-se necessário atestar o enchimento do ar condicionado para restaurar o desempenho total. Recarregar o ar condicionado por si próprio é a forma mais fácil e mais económica de encher o refrigerante.

Se decidir encher o ar condicionado por si próprio, é uma boa ideia adquirir um kit de enchimento do ar condicionado do automóvel. Isto permitir-nos-á efetuar o procedimento de enchimento de forma rápida e fácil. Um kit de enchimento de ar condicionado com selante pode ser particularmente útil se forem detectadas fugas no sistema. O selante no gás do ar condicionado ajuda a eliminar pequenas fugas, garantindo assim que o ar condicionado funcione de forma duradoura e eficaz.