DE QUE TIPO DE REFRIGERANTE O MEU CARRO PRECISA?

Um carro sem AC instalado torna-se uma verdadeira tortura para o condutor num dia quente. Hoje em dia, ligar um ar condicionado parece natural, nem sequer temos qualquer ideia sobre o que ajuda o sistema de ar condicionado a funcionar correctamente e a arrefecer o ar de forma eficiente. Com o tempo, cada proprietário de automóvel precisa de manter o ar condicionado e reabastecer o refrigerante (um gás especial) que ajuda a diminuir a temperatura do ar. Após uma exploração intensiva, este gás no sistema de ar condicionado precisa de ser utilizado correctamente e substituído por uma nova porção. E há vários tipos de refrigerantes para ACs de automóveis que têm várias características, por isso, é crucial escolher o correcto. No nosso artigo, vamos focar três tipos principais de refrigerantes de que o seu veículo poderá necessitar para o seu ar condicionado.

1. R12 – Melhor escolha para automóveis clássicos

Até 1994, o R12 era o meio de ouro dos enchimentos de ar condicionado para veículos. A barateza e eficiência deste gás fez dele a escolha número 1 que quase todos os fabricantes de automóveis utilizavam. Mas foi descoberto que o R12 é perigoso para as camadas superiores da atmosfera. Hoje em dia, este refrigerante não é muito utilizado. Ainda o requer se o seu carro tiver mais de 30 anos, ou se for proprietário de um carro clássico. É uma coisa bastante rara, pois devido às proibições da EPA, a maioria destes veículos foram reequipados com ar condicionado de tipo moderno.

2. R134a – Ainda o Padrão

Se é um feliz proprietário de um veículo que deixou o transportador em 1994-2021, é provavelmente o R134a que o seu veículo utiliza para controlar o arrefecimento do ar no seu sistema de ar condicionado. Este refrigerante tornou-se um grande substituto do R12 desactualizado e proibido durante quase 2 décadas, devido às suas seguintes características:

  • Proporciona baixa inflamabilidade, portanto, é seguro para utilização.
  • O seu preço era razoável. O seu reabastecimento era uma tarefa acessível para a maioria dos proprietários de automóveis.
  • Não é tão perigoso para o ambiente como o R12.

Actualmente, o R134a/R12 é também utilizado activamente. Assim, se conduzir um veículo fabricado antes de 2021, precisa dessa substância para recarregar o ar condicionado do seu veículo.

3. R1234yf Refrigerante Inovador

Em 2021, foi lançado no mercado um refrigerante de última geração e, actualmente, a maioria dos fabricantes equipam os seus automóveis com ACs compatíveis com R1234yf. A mudança para esta tecnologia foi novamente impulsionada por preocupações crescentes com a protecção ambiental. A fórmula deste refrigerante é mais segura para a atmosfera do que a dos seus predecessores”. Actualmente, é razoável utilizá-lo em vez do R134a. Há vários sinais de que o seu carro precisa precisamente desse refrigerante:

  • Foi fabricado nos EUA ou na Europa depois de 2021.
  • Foi re-equipado com AC de próxima geração que utiliza esse tipo de refrigerante.

Se ainda tiver dúvidas sobre que tipo de refrigerante o seu carro necessita, é melhor consultar um representante do ponto de serviço AC.