Vale a pena usar o ar condicionado no carro no inverno?

A utilização do ar condicionado no carro no inverno é uma questão que suscita muitas dúvidas entre os condutores. Por um lado, o ar condicionado pode ajudar a aquecer o habitáculo, mas, por outro, diz-se que a sua utilização pode levar a uma descida da temperatura no sistema e a consequências indesejáveis.

O ar condicionado ajuda a acelerar o processo de aquecimento do habitáculo do automóvel, especialmente quando a temperatura exterior é muito baixa. Nessa situação, o ar condicionado pode servir como uma fonte adicional de calor, que será certamente útil nos dias mais frios.

O ar condicionado funciona através da troca de calor entre o ar frio e o ar quente; graças ao misturador de ar, podemos utilizar o ar condicionado para aquecer e desumidificar simultaneamente o interior do veículo. Isto acelera o processo de evaporação dos vidros e ajuda a evitar o seu embaciamento.

Além disso, nos modelos de automóveis mais recentes, quando a temperatura interior pretendida é atingida, o compressor é automaticamente desligado pela unidade de controlo. Isto evita que a temperatura desça e limita as consequências indesejáveis.

Para concluir, vamos descrever alguns pontos que nos levam a pensar que vale a pena utilizá-lo, não só no verão:

  • o aquecimento da cabina permite-nos secar o interior do veículo, evitando assim o embaciamento e acelerando o processo de evaporação,
  • o ar condicionado evita que o sistema de ventilação ganhe bolor,
  • a utilização regular do sistema de ar condicionado prolonga a funcionalidade dos componentes e evita as fugas.